FANDOM

Antes de iniciar o desenvolvimento de apps para Android, você deve se preparar com um conjunto de ferramentas que vão te auxiliar nesse processo.

A seguir, são apresentadas as principais ferramentas que você pode utilizar:

Java JDKEditar

Corresponde ao JDK de desenvolvimento da linguagem Java, o qual pode ser obtido aqui.

IDE para desenvolvimento JavaEditar

Você pode optar pela IDE de sua preferência (NetBeans, Eclipse etc.).

Neste tutorial utilizaremos o NetBeans 7.1.

Android SDKEditar

Este SDK possui as funcionalidades do ambiente Android necessárias para desenvolver os apps nesta plataforma.

Uma vez que você já instalou o Java JDK e o NetBeans, agora precisa instalar o Android SDK e depois adicionar o suporte para Android na sua IDE (NetBeans ou Eclipse). Então, mãos à obra...

a) Faça o download da última versão do SDK aqui, de acordo com a versão de seu Sistema Operacional;

b) Instale o SDK seguindo as instruções do instalador;

c) Adicione o suporte ao Android à sua IDE. Dicas sobre essta parte podem ser obtidas nos links abaixo:

- Para IDE NetBeans

- Para IDE Eclipse

Após essas etapas, se você conseguir criar um novo projeto Android, então é porque a instalação ocorreu com sucesso.

IDE para criar interfaces AndroidEditar

Implementar uma interface gráfica em Android pode ser algo um tanto trabalhoso dependendo da forma como você optar por fazer.

Porém, adotar uma IDE que facilite essa tarefa ajuda bastante.

Entre as ferramentas disponíveis podem ser citadas: DroidDraw, App Inventor e ADT (que é um plug-in para Eclipse). Experimente alguma delas...

Banco de DadosEditar

Em várias aplicações você vai querer armazenar os dados informados pelo usuário em um banco de dados. Neste tutorial adotaremos o SQLite como padrão.

Por enquanto não precisa instalar nada, pois você terá acesso ao SQLite no simulador do dispositivo Android.

Ferramenta de DebugEditar

Outra ferramenta que vai ser muito útil, pois encontrar erros em uma aplicação Android pode ser bastante trabalhoso.

Aqui usaremos o DDMS como ferramenta de debug. Ele está disponível na pasta que você instalou o Android SDK, possivelmente algo semelhante a C:\Program Files\Android\android-sdk\tools.

Também no FANDOM

Wiki aleatória